sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Arrecadação de recurso continua após as festividades de Nossa Senhora do Ó

Com fardamento novo a Banda de Música Lira Traipuense fez o seu papel de manutenção das tradições culturais de Traipu. A ACLT tem feito um grande esforço para equipar a banda desde a parte instrumental até a organização de indumentária.
Por decisão da presidência da ACLT e visando cobrir as dívidas adquiridas devido a pouca arrecadação durante as festividades de dezembro a ACLT manterá aberta o recebimento de doações por meio da agencia do Banco do Brasil 1159-2, conta 14.890-3 - ao doar, envie e-mail para acltraipu@gmail.com e identifique-se.
Desde já a ACLT agradece aos doadores que ajudaram na compra do fardamento e clamamos aos que querem contribuir para que o façam ainda neste ano.
para a nossa prestação de contas, consta em ata da ACLT todos os nossos doadores. Por questão de privacidade os nomes de pessoas físicas não poderão ser divulgados neste blog.

Doador A (Associação dos Municípios Alagoanos - AMA) - 2.000,00
Doador B - 100,00
Doador C - 100,00
Doador D - 50,00
Doador E - 50,00
Total Arrecadado para os fardamentos: 2.300,00
Saldo devedor - 4.200,00

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Projeto de manutenção das tradições durante a Festa de Nossa Senhora do Ó. Arrecadação 2013.

A ACLT está, juntamente com o Pe. Rosalvo, empenhada em fazer com que a festa da padroeira de Traipu seja preservada em sua totalidade. Para tanto foi permitida a abertura de uma campanha que visa angariar recursos para complementar a ajuda dada pela Prefeitura de Traipu aos músicos, de modo que haja engajamento de todos para cumprir a jornada de apresentações: Alvorada, às 5h30; Tocata do meio dia; Anuncio para a Novena de Nossa Senhora, às 19h; e Retreta, a partir das 21h30.
Durante o novenário a Banda Lira Traipuense estará empenhada em manter a tradição musical e abrilhantar a festa.
Outra campanha de arrecadação visa equipar a Banda Lira Traipuense com a compra de instrumentos e indumentária.. Neste caso você poderá entrar em contato por nosso e-mail, logo abaixo.

Doações são bem vindas:
Banco do Brasil
Ag. 1159-2
cc. 14.890-3
ao doar encaminhe e-mail para acltraipu@gmail.com
a sua contribuição será registrada em nosso livro de ata (para a sua privacidade) e a prestação de contas será publicada neste blog após a campanha.
Atenciosamente,
Nilton Souza
Presidente da ACLT

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Galeria de maestros da Banda Lira Traipuense

Maestro Viera (?) Regeu a Banda Lira Traipuense nos primeiros anos de sua formação, por volta da segunda metade da década de 1900. 


Maestro Hermínio (?) deu continuidade as atividades da Banda de Música Lira Traipuense. 

Maestro Ranufo Carmo (1900-1954) - regeu a Banda Lira Traipuense em fins dos anos 1930 até cerca de 1950, quando teve graves problemas de saúde. 

Maestro Nelson Palmeira (1910-1995) regeu a Banda Lira Traipuense nos anos 1950.  

Maestro João Albuquerque (?) foi um dos contramestres do maestro Nelson Palmeira que assumiu a Banda Lira no início dos anos 1950.  
José Basílio (   ) foi contramestre da Banda Lira e assumiu a regência da Lira nos fins da década de 1950, assim como João Albuquerque. 
Antônio Basílio (1939 - 2010) foi o maestro que mais tempo ficou a frente da Banda Lira Traipuense. Seu contramestre foi Nelson Souza. 

Nelson Souza (1942-) é o atual maestro da Banda Lira Traipuense.  







sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Município firma contrato com ACLT

O executivo Municipal firmou contrato com a ACLT visando o desenvolvimento da música na comunidade. Com os repasse de recursos, a Associação pagará um auxilio financeiro aos músicos da Banda Lira Traipuense com o intuito de melhorar as condições de seus instrumentos, bem como despesas pessoais e de locomoção para os ensaios.
Por outro lado, a campanha de arrecadação de recursos visando a melhoria estrutural do prédio que abriga os ensaios, além do tratamento acústico da sala, a compra de instrumentos e equipamentos, compra de fardamentos tem sido uma possibilidade viável para mantermos a tradição musical de Traipu.
As aulas de música em breve serão disponibilizadas para a população.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Comemoração do 07 de setembro teve a participação da Banda de Música Lira Traipuense

Banda em formação antes da execução do Hino Nacional Brasileiro
A passagem do 07 de Setembro teve a presença das autoridades locais do Executivo e Legislativo, bem como de alunos das escolas municipais e populares que prestigiaram o momento cívico.
A Banda Lira Traipuense executou o Hino Nacional e Hino de Traipu quando do hasteamento das bandeiras e teve a sua primeira participação oficial neste ano de 2013 depois do processo de reestruturação.
Autoridades municipais no hasteamento das bandeiras






O processo de reestruturação deverá ser lento mas, o desejo e união de todos os envolvidos está sendo preponderante para a retomada dos ensaios e apresentações publicas.




Autoridades municipais após o momento cívico

 

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Banda Lira Traipuense retoma ensaios regulares

A Banda Lira Traipuense subsidiada pela Associação Cultural Lira de Traipu está retomando nesta quarta-feira os ensaios regulares. Sob a regencia do maestro Nelson Souza, um grupo formado por quarenta músicos pretende ampliar o repertório da Lira e melhor executar obras já conhecidas do grupo. Aos poucos, a estrutura da Banda está sendo pensada e melhorias para os componentes da mesma podem ser já visualizadas.
Ensaio preparativo para o 07 de setembro


Por outro lado, a Escola de Música Pedro Basílio dos Santos está em processo para abertura de matrículas para iniciação musical. A Associação tem buscado parcerias junto a Secretaria de Educação do Municipio em virtude das demandas advindas da LEI 11.769 que trata do ensino de música na Escola como componente curricular.
O Calendário de matriculas está sendo pensado e em breve estará sendo divulgado tanto na Escola de Música quanto neste meio de divulgação.

Atenciosamente,
Nilton Souza, Presidente da ACLT.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Prédio da Associação Lira de Traipu

Em visita ao prédio que vai abrigar os ensaios, aulas de música e demais atividades da ACLT, foram detectados problemas que estão sendo sanados para que a partir de setembro todas as atividades voltem a funcionar de modo apropriado.
O empenho de todos tem proporcionado a melhoria do espaço com serviço de limpeza, pintura e aquisição de moveis e equipamentos que permitam o bom funcionamento das atividades da associação.
A Associação Cultural Lira de Traipu pretende instalar no local uma exposição permanente sobre o histórico da música no município. Partituras, fotos e outros documentos estão sendo alvo de pesquisa musicológica que fundamente o "Memorial do Músico Traipuense".
A Diretoria Executiva da Associação solicita que os traipuenses que possuem partituras e fotos antigas da Banda Lira procurem o Prof. Nilton Souza, responsável pela pesquisa histórica, para que faça fac-símile das mesmas sem a necessidade de ter que doá-las a Associação. A Cultura Traipuense agradece.
Contato: 82 8101-3727




domingo, 26 de maio de 2013

Campanha "Sede nova para novos tempos"

Caríssimos,

A Associação Cultural Lira de Traipu está iniciando uma campanha de arrecadação de fundos com vistas a aquisição de instrumentos musicais, acessórios e fardamentos dos componentes da banda.

Fiquem atentos as nossas ações e colaborem!

Atenciosamente,
Nilton Souza, presidente da ACLT.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Consolidação da Associação - ACLT

A Associação Cultural Lira de Traipu (ACLT) está oficialmente organizada e consolidada. Os membros da Diretoria Executiva iniciarão atividades que venham, a curto prazo, melhorar a situação dos músicos e demais artistas locais.
Sempre em frente...
Nilton Souza - Presidente

Banda Lira Traipuense em 1975 (sob a regência de Antônio Basílio)

Banda Lira Traipuense - anos 1970 (em frente a Igreja)