sábado, 11 de outubro de 2014

ACLT ficará responsável pela "noite dos músicos" na Festa de nossa senhora do Ó

A Associação Cultural Lira Traipuense vai ficar responsável pela noite de 13 de dezembro durante a Festa de Nossa Senhora do Ó. A arrecadação ajudará a pagar as despesas da noite além de promover a animação com a Banda Lira Traipuense e bandas convidadas.
Pedimos a contribuição de todos.

domingo, 31 de agosto de 2014

ACLT e o momento atual

Caros Associados e colaboradores da Associação Cultural Lira de Traipu estamos com nossas ações em parte comprometidas. Isso se dá diante de várias conjecturas.
O momento atual é de união e tenho buscado entendimento para que a escola de música não feche as portas como já foi feito num passado não muito distante. Esperamos a compreensão dos nossos colaboradores e defensores da cultura traipuense para que não deixemos sucumbir quase 150 anos de história.
Cultura deve ser tratada como cultura não apenas como produto e despesa. Quem vê cultura como despesa não poderá nunca entender como os bens culturais transformam a realidade de uma localidade, de uma cidade, de uma nação...
Cultura é para quem ama e busca ser culto pelo respeito aos bens imateriais: a comida, as danças tradicionais, a música, as manifestações populares, a religião das diversas matrizes...
Assim a ACLT e os que a fazem sentem e acreditam. Assim estaremos sempre a disposição para levar a nossa cultura a todos dentro e fora do nosso município.
Sempre em frente e dispostos a lutar pelo crescimento da nossa terra.
Att.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Banda Lira Traipuense nas comemorações dos 122 anos de Emancipação Politica da cidade


Com cidade em festa a Banda Lira Traipuense executa o Hino Municipal, uma composição do maestro Antônio Basílio dos Santos. 

O trabalho sempre presente da ACLT tem proporcionado a renovação e a qualificação dos músicos da cidade por meio da Escola de Música Pedro Basílio dos Santos. Esta que foi criada em 1939 com o nome Escola Municipal Manoel Leopoldino de Barros, em homenagem a um dos mais importantes maestros traipuenses nascido no século XIX.
Os 122 anos da Emancipação Politica da cidade confundi-se com os 128 anos da criação da Sociedade Club Domestico Musical Guarany, fundada em 1886 e que marcou oficialmente o início da cultura musical em Traipu.
Após mais de cem anos de vivencia e cultura musical a sociedade traipuense tem orgulho dos seus filhos músicos e da representatividade que faz Traipu terra de músicos; terra de homens e mulheres capazes de manter viva a nossa identidade.
Parabéns Traipu!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Prestação de contas - 1º Trimestre 2014

Com o intuito de prover a transparência na gestão da Associação Cultural Lira de Traipu, a sua diretoria vem tornar publico sua contas do 1º trimestre de 2014.
Prestação de contas - Janeiro
Receitas
Discriminação
5.000,00
Contrato com Prefeitura de Traipu
Total
5.000,00
Despesas
Discriminação
50,00
Despesas com manutenção de conta corrente
1.664,00
Compra de fardamento 3ª parcela
3.800,00
Ajuda de custo para músicos
56,00
Nota de compra de acessório para percussão
300,00
Despesas com deslocamento a serviço da ACLT
Total
5.846,00
Saldo
-846,00

Prestação de contas - fevereiro 
-846,00
Saldo anterior
Receitas
Discriminação
5.000,00
Contrato com Prefeitura de Traipu
Total
5.000,00
Despesas
Discriminação
50,00
Despesas com manutenção de conta corrente
408,00
Compra de instrumentos (bombo e caixa) – N.F.
20,00
Taxas de cartório
3.800,00
Ajuda de custo para músicos
300,00
Despesas com deslocamento a serviço da ACLT
Total
4.578,00
Saldo
-424,00

Prestação de contas - março 
-424,00
Saldo anterior
Receitas
Discriminação
5.000,00
Contrato com Prefeitura de Traipu
Total

Despesas
Discriminação
50,00
Despesas com manutenção de conta corrente
9,00
Imposto PM (certidão)
75,00
Recibo cartório (documento com erros)
75,00
Recibo cartório (documento correto)
30,00
Ferragens para consertar as janelas da Escola de Música
20,35
Material para escritório
13,80
Material para escritório
3.640,00
Ajuda de custo para músicos
300,00
Despesas com deslocamento a serviço da ACLT
Total
4.213,15 + 424,00 = 4.637,15
Saldo
362,85


OBS.: Desde o início do ano de 2014 não foram obtidas rendas por meio de doação, captação de recursos via projetos, e/ou outros convênios. 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Lira Traipuense no Pinto da Madrugada

O maestro Nelson Souza a frente da Lira Traipuense no Pinto da Madrugada 2014.
No aniversário dos 15 anos do Bloco Carnavalesco Pinto da Madrugada a Orquestra de frevo Lira Traipuense fez um trabalho que deixou o folião entusiasmado. Foram quase 8 horas de frevo e marchas de carnaval que fizeram o folião cantar junto com a Lira. Uma grande festa que já terminou com gosto de "quero mais". Parabéns Pinto da Madrugada! Parabéns a todos os que compõem a Lira Traipuense!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Lira Traipuense recepciona novo Pároco do Município

A Banda de Música Lira Traipuense faz a recepção do novo Pároco do Município com apresentação musical. A população compareceu de forma efusiva ao evento que contou com a presença de várias autoridades.
Apresentação da Banda Lira Traipuense na recepção ao novo Pároco do Município

Notícias: A ACLT confirma contrato de carnaval com a Prefeitura Municipal de Traipu

A ACLT firmou contrato com a Prefeitura Municipal de Traipu para a realização do Carnaval na Cidade.
Segundo a organização do evento teremos 3 orquestras fazendo a festa no "Circuito do Frevo" e no interior do município. A Banda Lira já está ensaiando para fazer a grande festa do carnaval.
Por outro lado, o Bloco Pinto da Madrugada mais uma vez terá a participação da Banda Lira Traipuense e sua orquestra de frevo, neste ano em especial conseguimos indicar a Banda da Sociedade Jorge Trompete para que a representação do município aumente e os jovens músicos daquela associação possam ficar mais motivados.
Disponível em: https://www.facebook.com/photo.php - oficial do Pinto no Facebook

O compromisso da ACLT e da sua Diretoria é sempre em prol da cultura do município de Traipu e neste sentido sempre apoiará os grupos e associações locais para o desenvolvimento mútuo da arte da música dentro e fora do Município.

Nilton Souza
Preseidente

Aquisição de instrumentos de percussão marca compromisso da Presidência da ACLT em reestruturar a Banda Lira Traipuense

A aquisição de instrumentos de percussão por parte da ACLT marca o compromisso de reestruturação da Banda Lira Traipuense no intuito de torna-la modelo de gestão cultural no Baixo São Francisco. A aquisição do fardamento nº 3 será o próximo passo além da promoção de cursos de capacitação para a comunidade e a manutenção de matrículas para a escola de música a partir de março de 2014.
O Projeto Escola de Banda, que visa a formação de novos músicos, está em sua fase de implantação pretendendo criar a "Banda Lirinha" - formada por meninos e meninas a partir dos 12 anos.
Neste momento estamos buscando recursos para a compra de instrumentos musicais bem como solicitando aos músicos que possuem os instrumentos da FUNARTE doados a Associação que devolva-os o mais rápido possível para darmos andamento aos projetos da ACLT.



segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Apresentações da Lira Traipuense no interior do município

As festas tradicionais da cidade e do interior traipuense tiveram a participação da Banda Lira. As festas de Reis além das festas dos padroeiros dos povoados de Olho d'Água, "Manoéis" (Vila São José) e do Assentamento Marcação foram abrilhantadas com a presença da Banda Lira numa proposta de levar a cultura para todo o município.

Lira Traipuense é atração no Stand Traipu na Feira dos Municípios Alagoanos

A Banda Lira Traipuense mais uma vez cumpre seu papel de representante da cultura traipuense levando à Feira dos Municípios Alagoanos composições de músicos locais. A apresentação que começou com os tradicionais dobrados foi finalizada ao som do frevo, sob a regência do maestro Nelson Souza.


Prefeita Conceição Tavares recebe a Banda Lira Traipuense no Stand Traipu.

Após a apresentação o jantar foi servido no restaurante Parmegiano. Todos juntos comemorando o sucesso da apresentação.


"Os músicos traipuenses gostam de ser tratados de forma digna, assim tocamos com mais vontade" afirmou Nelson Souza - regente da Banda Lira Traipuense ao se referir a organização do evento.