sábado, 4 de março de 2017

Carnaval 2017 - nova gestão, novas perspectivas

A ACLTraipu mais uma vez fez um trabalho de compromisso com a cultura de Traipu. Neste carnaval congregou os músicos da Associação Jorge Trompete - por sua situação irregular na Receita Federal - e uma gama de músicos traipuenses a ela associados para fazer o maior carnaval com o pé no chão do Baixo São Francisco. A colaboração dos maestros Nelson Souza e Jorge Trompete foram essenciais nessa parceria administrada pelo presidente da ACLT e a Secretaria de Cultura, Turismo e Igualdade Racial, Suely Galvão. Estamos felizes com a capacidade do Prefeito Eduardo Tavares nesse momento tão complexo da economia e na sua digna atitude de fazer com que os recurso públicos sejam pagos aos traipuenses músicos e a festa carnavalesca seja preservada. Atitudes responsáveis para uma sociedade responsável!
Aos músicos o compromisso nosso de sempre e o agradecimento pois sabemos que vocês fazem essa associação ser forte, por isso a defesa dos direitos e dos deveres a todos nós exigidos em nosso estatuto.
Pela música em Traipu e por melhores condições de trabalho para o nosso músico!
A Presidência da ACLT
raipu.

Morre Zé Francisco, morre um pouco do espírito entusiasta da música em Traipu

Músico, cantor do Coro de Nossa Senhora do Ó de Traipu, devoto dedicado e amigo leal. Um homem que embora tenha ido morar fora da cidade que o fez educado e cordial segundo a doutrina cristã, nunca se afastou dos seus princípios religiosos e humanos. Acompanhei alguns momentos do seu drama junto a sua dedicada esposa em visitas ao Hospital do Coração em Maceió e compreendi a sua devoção e fé quando soube que havia cantado, no dia 08 de dezembro (Dia de Nossa Senhora da Conceição e do Advento), a música da Novena de Nossa Senhora do Ó, em pleno leito hospitalar. José Francisco foi um guerreiro no hospital pois sabia de antemão das dificuldades que teria ao realizar um procedimento tão evasivo. O conheci ainda adolescente como fui jovem recrutado por "Dadá" - Maria José Teixeira - para o coro de Nossa Senhora nos idos dos anos 1990. Depois me deparei com sua peregrinação anual em dezembro para contribuir com sua voz nas festas de dezembro. Há quatro anos atrás, devidos a problemas de arrecadação para a manutenção da, recém criada, noite dos músicos na Festa de Nossa Senhora do Ó, organizamos uma equipe arrecadadora formada por Zé Francisco, Iracema Isidro e Nilton Souza, presidente da Associação Cultural Lira de Traipu. Durante os últimos quatro anos percebi um homem cheio de propósitos e perspectivas, sua morte ainda aos 63 anos deixa toda uma sociedade triste por entender o quanto ainda tinha por contribuir. Durante o cortejo a Banda Lira Traipuense, sob a regência do amigo Nelson Souza tocou o Hino de Nossa Senhora do Ó, que ele tanto amava, numa reverencia ao que ele tanto prezou em vida. Hoje nos despedimos com a tristeza de sua perda mas na alegria desse filho de Traipu ter encontrado o paraíso junto ao Senhor.
Zé Francisco e esposa nos preparativos para  a sua cirurgia do coração. Confiante como sempre!
 Nilton Souza, presidente da Associação Cultural Lira de Traipu, no luto que se faz presente a ACLTraipu.