O dia 22 de novembro, aclamado no mundo cristão como dia do músico, é pois o dia em que se recordava o martírio de Santa Cecília desde o século VI. Sua história remonta ao segundo século da era cristã, quando fez seus votos ao cristianismo numa época que era proibido professar a fé no Cristo. Associa-se a relação da música à Santa Cecília por seu gosto pela música e por sua capacidade de converter os pagãos por meio do canto.
Podemos fazer um paralelo entre o martírio de Santa Cecília e a vida do músico, especialmente no momento que vivemos com tantas incertezas, tanta maldade e um espírito de ganancia que desmerece a todos em proveito próprio. Vivemos em um tempo em que precisamos refletir sobre o verdadeiro sentido da vida e também sobre a importância que damos ao vil e decadente metal: por muito pouco se esquece da história, do passado e das perspectivas de futuro.
A nossa Banda Lira já passou por muitas turbulências e persiste na fé com o exemplo de Santa Cecília, nossa padroeira e protetora.
Que este 22 de novembro não seja apenas um dia de festejar, celebrar a música e agradecer pelos dons que recebemos, antes seja também um dia de reflexão ética, social e cultural diante da sociedade em que vivemos.
Parabéns músicos!
Atenciosamente,
A Diretoria da ACLTraipu