terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Arrecadação para as Atividades Culturais e Artísticas na Festa de Nossa Senhora do Ó


Mais um ano a ACLTraipu, a Associação Musical Lira de Traipu estará, juntamente com a Comissão Poroquial designada, ajudando na organização das atividades culturais e artísticas da Festa de Nossa Senhora do Ó.
A arrecadação para pagamento das despesas com adornos, fogos e a música da festa - bandas de música e zabumba - poderá ser feita fora da cidade de Traipu, diretamente com os filhos de Nossa Senhora que moram em várias cidades alagoanas e brasileiras.
Contamos com a ajuda de todos!
Todas as doações são informadas e prestadas contas à secretaria paroquial. As informações ficam disponíveis na secretaria paroquial para constatação dos doadores.
Depósitos:
CAIXA
ag. 2391  op 001 cc 25.507-7
BANCO DO BRASIL
ag. 3057-0 cc 21.216-4
OBS.: Ao fazer o depósito, envie o comprovante para 82 9 99758788 pelo Whatsapp
No ano de 2018 a Procissão contou com cerca de 6 mil fiéis.


Ajudem!
A festa de Nossa Senhora do Ó se engrandece quando todos colaboram! 

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Lira comemora aniversário de 112 anos no dia de Santa Cecília

No último dia 22 de novembro, dia de Santa Cecília, a Banda Lira Traipuense fez uma grande festa na cidade de Traipu em comemoração dos seus 112 anos de atividade. 

A Direção da ACLTraipu recebeu algumas autoridades locais na Pousada Flor do Sertão que foi uma das patrocinadoras do evento, e que foi iniciado com uma homenagem a Escola de Música Pedro Basílio dos Santos, um desfile pelas ruas da cidade com homenagem aos músicos antigos da banda e por fim uma feijoada para os músicos e seus convidados. 

Compareceram alguns personagens ilustres  e sócios beneméritos da Associação de Músicos como José Luiz Cerqueira, Manoel de Euzébio e, na sua casa, José Marques (José Bozó). Políticos e comerciantes ajudaram na realização da festa como o Prefeito Cavalcante, o presidente da Câmara de Vereadores Etinho Dias e ex-vereador Mercinho, além de outras personalidades da educação, comercio e empreendimentos. 

A ACLTraipu agradece aos comerciantes Rodrigo Madeireira, Hosano Santos, Chico da Singer, Calango, Zé Miúdo, e outros colaboradores como Dr. Jorge, José Luiz Cerqueira, Manoel de Euzébio, Chau, Manoel de Osmar, Paulo Basílio, Ivanilda Menezes, Etinho Dias, Mercinho, Conceição Tavares, Nilton Souza, Jaime Souza, Rafael Souza, Nelson Souza, Ninho da Topa Tudo e a Pousada Flor do Sertão que cedeu o espaço, forneceu a feijoada e providenciou a organização do evento. 
Mais uma vez o agradecimento principal vai para o nosso músico que se sente privilegiado com a ação, pela homenagem e pela lembrança de fazer parte como personagem importante da cultura traipuense. 
Fotos; Jaelson 

Pedimos desculpas já antecipadas se esquecemos algum dos nossos colaboradores. 
Viva o dia do músico! Viva Santa Cecília!

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Projeto Salve a Lira implementa ações para o fomento e a manutenção da Banda Lira Traipuense

É com muita satisfação que a Associação Cultural Lira de Traipu apresenta a sociedade o Projeto Salve a Lira. Nesse projeto estão contidas ações diversas como Oficinas Instrumentais e de Regência, Oficina de Teoria Musical avançada para músicos de banda, Oficinas de Arranjo para banda de música, dentre outras. Além da qualificação do efetivo da banda e de seus aprendizes, o Projeto pretende arrecadar fundos para a aquisição de novo fardamento, instrumentos, e construção da Sede da Banda de Música, dentre outras ações. Para tanto estamos buscando parceiros dentro e fora do município. 
As doações de qualquer valor serão aceitas e já estamos nos preparando para a colocação de pontos de coleta, além da opção bancária via Caixa Econômica Federal. 
A estimativa é de que possamos ver a nossa banda reestruturada a curto prazo!

domingo, 24 de março de 2019

Banda de Música Lira Traipuense representa Traipu em encontro de bandas


No último dia 23 de março a Banda Lira Traipuense apresentou-se no I Encontro de Bandas de Música promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar e Federação das Bandas de Música e Fanfarras de Alagoas (FEBANFAL). Na ocasião o maestro Nelson Souza recebeu o troféu de participação juntamente com os demais maestros de cidades como Piranhas, Marechal Deodoro, Penedo, Água Branca e de Pão de Açúcar.
A ACLTraipu organizou a recepção para a Banda Lira em churrascaria de Arapiraca promovendo o bem estar do músico e a descontração diante da cansativa viagem.
Músicos da Lira e dirigentes da ACLTraipu durante o almoço 
Na chegada à Pão de Açúcar a Banda Lira desfilou e atraiu a atenção da população que saiu à rua para prestigiar as bandas que se juntaram na avenida principal da cidade.




Banda Lira antes da apresentação pelas ruas de Pão de Açúcar 















Com cerca de 260 músicos a grande banda foi formada com a união das bandas de música convidadas para o evento. Com a presença de autoridades da Secretaria de Estado da Cultura e das autoridades municipais de Pão de Açúcar o maestro Paranhos iniciou o desfile com a Grande Banda.





O maestro Paranhos,presidente da FEBANFAL regeu a Grande Banda
Após o desfile os maestros receberam troféus de participação.

Maestro Nelson Souza recebe do maestro Valério de Água Branca o troféu de participação no evento.



Troféu recebido pela Banda Lira Traipuense 
O evento marcou um importante momento do Projeto ProBandas pelo seu compromisso de valorizar as Bandas de Música e pela promoção do intercambio entre músicos, maestros e dirigentes. A Secretaria de Estado da Cultura está de parabéns por fomentar a cultura bandística e traçar as parcerias necessárias junto a FEBANFAL e Prefeituras Municipais para que a realização desse tipo de evento tenha continuidade diante das dificuldades advindas do atual momento político e econômico que vive o País. A ACLTraipu agradece o apoio que recebeu da Prefeitura Municipal de Traipu e principalmente aos dirigentes da sua Associação Cultural que não mediu esforços para dar o melhor aos seus músicos com o respeito e a dignidade necessária. 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Banda Lira participa da Festa do Bom Jesus dos Navegantes e da inauguração do novo prédio da Promotoria

Com dois compromissos nesta quarta, a inauguração do prédio da Promotoria às 14hs e a retreta na festa do Bom Jesus, a Banda Lira tem buscado honrar o seu compromisso cultural para com a cidade de Traipu.

Por outro lado, a festa do Bom Jesus dos Navegantes de Traipu neste ano terá a participação da Banda Lira Traipuense em dois momentos, na retreta e na tradicional procissão fluvial.
Na quarta passada a Lira apresentou várias das peças do seu repertório durante a retreta em frete a Igreja Matriz. A parceria entre a Associação Cultural Lira Traipuense e o Padre Geraldo visa fortalecer a cultura da banda de música em Traipu e proporcionar também a divulgação do trabalho da Banda Lira.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Associação de músicos traipuenses inicia ensaios para as prévias carnavalescas e para carnaval 2019.

A ACLTraipu inicia os ensaios para o Carnaval 2019 com vistas às prévias carnavalescas de Maceió, Penedo e Arapiraca. Com outros compromissos da Associação, como a esperada Festa do Bom Jesus dos Navegantes de Traipu, os músicos estão animados pela renda que conseguem nos primeiros meses do ano: "é o momento do músico trabalhar para ajudar na renda familiar", comentou um dos mais antigos membros da Banda Lira. A expectativa é grande pois desses ensaios formamos 3 orquestras que se unem no Pinto da Madrugada e se dividem para atender as necessidades e orçamentos de outros eventos. Este ano o Presidente da ACLTraipu, prof. Nilton Souza, espera pagar ao músico (sopro e percussão) a importância de R$ 200,00 pela festa do Pinto da Madrugada, caso os recursos sejam suficientes - tendo em vista o aumento geral em todos os serviços e preços de alimentos. " Partimos da ideia de pagar o maior valor possível! Nosso compromisso é com o músico e com o seu bem estar. Não admitimos na nossa Associação atos de irregularidade e falta de compromisso, inclusive financeira com o músico. Nossa Associação é feita por músicos e sem eles não somos nada, por isso o respeito!" acrescenta o presidente.  
A ACLTraipu fornecerá ao nosso músico durante o Pinto da Madrugada todo aparato de segurança, com uso da corda e dos "cordeiros", pessoal de apoio, carro de apoio com 60 litros de água gelada, 90 kg de gelo de água mineral, 10 caixas de cerveja (necessária por ser diurética, não apenas alcoólica), 36 litros de refrigerante, sanduíche, café da manha e almoço. Transporte sob a responsabilidade da empresa do amigo músico Bruno Chaves. 
Um grande evento, do tamanho da importância que tem o Bloco Pinto da Madrugada e que merece  nossa dedicação por ser a MAIOR FESTA POPULAR DE ALAGOAS. 

A Diretoria da ACLTraipu. 
Maestro Nelson Souza comanda os ensaios. 

A descontração dos ensaios


Uma parada para memorizar o novo frevo do Maestro Paranhos em parceria com o amigo Everaldo Borges