segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

As bandas de música e a pandemia da COVID-19

 O ano de 2020 foi um ano difícil para as bandas de música alagoanas. Em Traipu, onde a cultura das bandas se faz presente no dia a dia da cidade, sentimos o quanto houve prejuízo cultural e econômico. Entretanto, dois eventos importantes não deixaram de ser realizados, embora com muita precaução: A festa do dia dos músicos, que tem sido muito importante dentro das atividades culturais da cidade e a Festa da Padroeira de Traipu, Nossa Senhora do Ó. 

  Os cuidados tomados por todos os envolvidos permitiram que a Banda Lira Traipuense, juntamente com a Banda Antônio Basílio dos Santos (que foi criada por decreto municipal e agrega músicos de outras bandas da cidade) fizessem apresentações segundo a tradição - alvorada, meio dia e retreta após a novena. 

O maestro Antônio Marcos (Ninho), assumiu interinamente a Banda Lira, por motivos de saúde do maestro Nelson Souza. Como todo músico da Lira, quando é chamado a assumir a mestria sempre faz com bastante qualidade e profissionalismo. 

A paróquia está de parabéns por buscar meios de, mesmo com a pandemia da COVID, garantir que as atividades culturais permaneçam efetivas na centenária Festa de Nossa Senhora do Ó.